15 fevereiro 2008

Uma revisão crítica sobre o uso de diferentes conceitos de Valor no Marketing

Resumo:
Nos últimos anos o tema valor tem sido cada vez mais investigado pela academia brasileira de marketing. Contudo observamos que a utilização do termo pode trazer consigo mais sombras que luzes em sua aplicação, tendo em vista que sua definição na literatura da área não apresenta consenso em torno de um único conceito. Assim, chegamos a duas hipóteses acerca deste problema: 1) a de que existam trabalhos acadêmicos utilizando-se de mais de um dos conceitos de valor para se referirem a apenas um deles; e 2) que existam trabalhos acadêmicos se utilizando da definição de um para se referir a outro. Desta forma, o presente estudo se caracteriza como revisão crítica com base lingüístico-filosófica sob uma perspectiva pragmática. O procedimento metodológico adotado foi o de desk research, baseado na construção de um corpus de pesquisa composto pelo conjunto de artigos de Marketing publicados nos últimos cinco anos de Encontros da ANPAD, com análise documental dos artigos selecionados. Nossos achados confirmam nossas hipóteses em relação a estudos que se utilizam do conceito de valor para o cliente como construto.


Palavras Chave: conceito de valor; revisão crítica; desk research; pragmática.


MELLO, Sérgio Carvalho Benício de e SOUZA LEÃO, André Luiz Maranhão de. Uma Revisão Crítica sobre o Uso de Diferentes Conceitos de Valor no Marketing. In RAC Eletrônica. São Paulo, Vol 02 - Número 01 Data Jan, Fev, Mar e Abr, 2008.


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