16 fevereiro 2008

Importância da Responsabilidade Social para implementação do Marketing Social nas organizações

Resumo:
Muitas vezes as organizações confundem o marketing social com filantropia, ou seja, amor à humanidade, pois o atendimento à área social, no passado, era feito por senhoras da sociedade que, realizando obras sociais, exercitavam sua vocação filantrópica. Hoje, a gerência por intenções já não encontra mais espaço no mercado. Com o crescimento do Terceiro Setor - tanto em volume de recursos financeiros quanto em relevância social e política e sua conseqüente profissionalização, as modernas técnicas de gestão dos negócios foram, pouco a pouco, incorporadas à área social. A sociedade também espera e cobra resultados concretos efetivos - capazes de transformar pessoas carentes em cidadãos que exercitam seus direitos fundamentais. O marketing social com base na responsabilidade social, pode chegar a construir a longo prazo um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas. Hoje em dia existem conhecimento e técnicas para organizar e colocar em prática programas efetivos de mudança social em qualquer área de assunto social, tanto local como nacional. Originar a mudança social que melhore a vida é um desafio das campanhas sociais e o objetivo do marketing social.


Palavras-chaves: responsabilidade social, marketing social, terceiro setor.


KARKOTLI, Gilson Rihan. Importância da Responsabilidade Social para implementação do Marketing Social nas organizações. Dissertação (mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Março de 2002.



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