18 fevereiro 2008

Metodologias financeiras para avaliação de marcas

Resumo:
A gestão de marca ganhou atenção com negociações entre empresas a partir da década de 80, mostrando a importância da avaliação de bens intangíveis enquanto elementos geradores de valor para seus detentores. Atualmente é reconhecido que uma marca diferenciada pode garantir uma vantagem competitiva duradoura, apresentando, por vezes, valores superiores aos dos demais ativos fixos (tais como máquinas, instalações, terrenos e outros). Nesse sentido, o aprofundamento em questões que envolvam a evolução do conhecimento estabelecido acerca de sua avaliação, principalmente em relação aos métodos aplicados, é merecedor de atenção pelos interessados no tema. Este artigo ocupou-se então de realizar uma revisão acerca dos métodos usados por uma área (a financeira) que, se não interage diretamente com a de marketing, complementa seu trabalho ao estabelecer um valor monetário para um bem (ativo) intangível construído a partir dos seus esforços.


Palavras-chave: métodos, finanças, avaliação de marcas e brand equity


TRINTA, J. L.. Metodologias Financeiras para Avaliação de Marcas. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.



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