16 fevereiro 2008

A criação de valor através de estratégias de Marketing nas pequenas empresas

Resumo:
Face à necessidade de reconfiguração das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial se faz sentir: o esvaziamento de postos de trabalho no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado a criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing agregadoras de valor como fatores solucionadores desse problema como caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido nesta dissertação parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às especificidades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná-las, estabelecendo parâmetros internos para sua aplicação e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática.


Palavras-chaves: Estratégias de marketing, pequenas empresas, criação de valor


RANK, Sueli Maria Weiss. A criação de valor através de estratégias de Marketing nas pequenas empresas. Dissertação (mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Novembro de 2001.



Clique aqui para ver a íntegra da dissertação.

Nenhum comentário: