18 fevereiro 2008

O retorno proporcionado para a marca com o patrocínio esportivo: o caso Rexona em Curitiba

Resumo:
A marca é um elemento que ganha destaque e relevância na gestão das organizações, e novas ferramentas de comunicação que visam a construção de marcas ganham espaço e a atenção dos gerentes e pesquisadores. O patrocínio é alvo de pesquisas em todo o mundo, mas recebeu pouca atenção no âmbito brasileiro. Este estudo procura acrescentar informações sobre a influência do patrocínio na geração de lembrança de marca e na intenção de compra de determinado produto da marca. O artigo enfoca o caso da marca Rexona, que patrocina uma equipe de voleibol feminino. Foram realizados dois levantamentos em Curitiba para analisar os efeitos do patrocínio na marca Rexona. Foi aplicado um questionário no ginásio onde acontecem os jogos e outro questionário junto à população de Curitiba. Os resultados apresentam comparações sobre as taxas de lembrança de marca e a intenção de compra dentro da arena onde ocorrem os jogos e junto à comunidade da cidade onde o patrocínio ocorre. A pesquisa traz conclusões pertinentes para os gerentes responsáveis pela comunicação de marcas e produtos, e serve de ponto de partida para futuros estudos sobre o tema.


Palavras-chave: Marketing, Marca, Comunicação de Marketing, Patrocínio Esportivo.


BUDOLLA, Marcello da Silva; MUNIZ, Karlan Muller e SOUZA, Alceu. O Retorno Proporcionado Para a Marca Com o Patrocínio Esportivo: o Caso Rexona em Curitiba. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.



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