16 fevereiro 2008

Espiritualidade nas organizações e comprometimento organizacional

Resumo:
A espiritualidade nas organizações está representada nas oportunidades para realizar trabalho com significado, no contexto de uma comunidade, com um sentido de alegria e de respeito pela vida interior. A literatura sobre o tópico é prolixa, mas a evidência empírica é ainda escassa. Neste artigo, procuramos contribuir para mitigar essa escassez. Mostramos como cinco dimensões de espiritualidade nas organizações (sentido de comunidade; alinhamento do indivíduo com os valores da organização; sentido de préstimo à comunidade; alegria no trabalho; oportunidades para a vida interior) explicam o comprometimento organizacional. A amostra abrange 361 indivíduos de 154 organizações. As dimensões de espiritualidade explicam 48%, 16% e 7% de variância, respectivamente, do comprometimento afetivo, do normativo e do instrumental. Os resultados sugerem que as pessoas denotam mais elevados laços afetivo e normativo, e mais fraco laço instrumental, quando experimentam mais forte sentido de espiritualidade no trabalho.


Palavras-Chave: Comprometimento afetivo, comprometimento normativo, comprometimento instrumental, espiritualidade nas organizações, trabalho com significado.


REGO, Armênio; CUNHA, Miguel Pina e; SOUTO, Solange. Espiritualidade nas organizações e comprometimento organizacional. In RAE Eletrônica, v. 6, n. 2, Art. 12, jul./dez. 2007



Clique aqui para ver a íntegra do artigo.

Nenhum comentário: