16 março 2008

Relações Públicas, função estratégica e responsabilidade social

Resumo:
Este artigo trata do papel das Relações Públicas como função estratégica e, em particular, de sua contribuição para o bom desempenho organizacional. Relações Públicas é uma função administrativa única que ajuda uma organização a interagir com os componentes sociais e políticos de seu ambiente. Estes componentes formam o ambiente institucional de uma organização, que consiste de públicos que afetam a habilidade de uma organização de alcançar seus objetivos e, estes, por sua vez, esperam que as organizações colaborem para a consecução de suas próprias metas. Se analisarmos por um viés pragmático, veremos que as organizações tem como uma de suas funções resolver problemas para a sociedade, mas por outro lado, elas também criam problemas para a sociedade. Portanto, as organizações não são livres unidades autônomas para gerar mais recursos ou para alcançar seus objetivos que se propõem a si mesmas. Elas têm relacionamentos com indivíduos e grupos que ajudam a estabelecer seus objetivos, definir o que a organização é e o que faz e, além disso os públicos podem afetar o sucesso de suas decisões estratégicas e comportamentos. O valor das Relações Públicas, entretanto, pode ser determinado pela medição da qualidade do relacionamentos que ela estabelece com seus com seus estratégicos componentes de seu ambiente institucional. Serão apresentados alguns resultados de pesquisa em organizações brasileiras (Ferrari,2000) que demonstram como ainda existe um grande caminho a ser percorrido, até que os executivos do país valorizem a atividade como uma função estratégica voltada para a implementação de ações comunicacionais. Para discutir a função estratégica das Relações Públicas , é necessário levar em consideração que essa atividade profissional moderna está intimamente relacionada com o contexto contemporâneo dos mercados, das organizações e da sociedade. Necessária se faz também uma observação atenta das mudanças que ocorrem nesse contexto e que afetam, de forma especial, as Relações Públicas, destacando-se entre elas: o crescimento das organizações, a rápida implementação das tecnologias de comunicação/informação, a globalização, a mudança da natureza do trabalho, a redução da classe trabalhadora e sua profissionalização, as novas posturas frente às questões ecológicas e os conflitos de toda natureza que se espalham pelo mundo.


Palavras-chave: Relações Públicas; função estratégica; responsabilidade social


FERRARI, Maria Aparecida. Relações Públicas, função estratégica e responsabilidade social. In: Revista de Estudos de Jornalismo e Relações Públicas. UMESP, São Bernardo do Campo. Vol 1, no. 1, junho de 2003.


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