21 março 2008

Games e Comunicação: o Second Life e o Advergame

Resumo:
Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o entretenimento e a comunicação, sobre a relação entre games e comunicação. A questão central é verificar o fenômeno “Second Life”, que vem sendo utilizado como canal de comunicação entre empresas e consumidores, através do “advergame”, estratégia de comunicação mercadológica que utiliza jogos, como ferramentas para divulgar e promover marcas e produtos do mundo real, em ambientes virtuais. Este estudo preliminar foi desenvolvido através de pesquisa documental e bibliográfica sobre entretenimento e games, tendo como fonte os meios impressos e eletrônicos, sobretudo a internet. A principal constatação é de que a utilização de games como ferramentas de comunicação, tem se mostrado uma maneira eficiente de desarmar os escudos psicológicos contra a publicidade, aproximação e interação dos consumidores com as marcas.


Palavras-chave: Advergame, Second Life, Entretenimento, Comunicação, Internet



CARDOZO, Missila Loures. Games e Comunicação: o Second Life e o Advergame. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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