16 fevereiro 2008

Satisfação do cliente: um confronto entre a teoria, o discurso e a prática

Resumo:
Trabalhando com Marketing desde 1980 e acreditando firmemente em seu princípio maior, que é a satisfação dos clientes, começa-se a perceber, após alguns anos de experiência, uma certa dessintonia entre a teoria, o discurso e a prática, que começa com as confusões naturais que se fazem em nome do Marketing, que não raras vezes, é visto como sinônimo apenas de propaganda ou de vendas. Para um profissional com mais de 20 anos de experiência, que acredita firmemente no princípio comum que norteia Marketing e Qualidade Total, muitas situações vividas na prática, incomodam e são frutos de constantes questionamentos.


Palavras-chaves: Marketing de serviço, gestão de serviços, pesquisa mercadológica.


DANTAS, Edmundo Brandão. Satisfação do cliente: um confronto entre a teoria, o discurso e a prática. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Outubro de 2001.



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