24 fevereiro 2008

Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público

Resumo:
Apontamentos sobre comunicação no terceiro setor. O objetivo do texto é refletir sobre a comunicação neste segmento levando em conta a diversidade de atores que o compõem, além de discutir as especificidades acerca da classificação de públicos. Propõe-se diferenciar os processos comunicacionais a partir da comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor, de empresas com o terceiro setor e a comunicação das próprias ONGs, movimentos sociais, associações comunitárias e similares. O estudo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que as classificações tradições de públicos não abrangem à realidade dos públicos no âmbito do terceiro setor e sugere-se sua abordagem a partir das seguintes categorias: beneficiários, colaboradores (quadro funcional), órgãos públicos, parceiros (reais e potenciais), mídia, aliados e opositores.


Palavras-chave: Terceiro Setor. Público. Comunicação nos Movimentos Sociais.


PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público. In: INTERCOM XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.


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