17 fevereiro 2008

Constituição teórica do campo da comunicação organizacional – uma contribuição da realidade empírica

Resumo:
Este trabalho apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada junto a vinte organizações públicas e privadas na cidade de Belo Horizonte (MG), acerca de suas estruturas e processos comunicacionais. Interessa aqui discutir, particularmente, os aspectos ligados ao planejamento da comunicação nessas organizações, incluindo a forma como é realizado, seu processo de efetivação e também a mensuração de seus resultados. Os dados apontam para algumas contradições e inadequações entre a realidade observada na práxis organizacional e os pressupostos teóricos do planejamento da comunicação, o que incita questionamentos e reflexões e, o mais importante, contribui para possíveis avanços teórico-conceituais no campo de estudos da comunicação organizacional.


Palavras-chave: comunicação organizacional; planejamento; mensuração; pesquisa empírica; construção teórica.


SOARES, Ana Thereza Nogueira. Constituição teórica do campo da comunicação organizacional – uma contribuição da realidade empírica. In ABRACORP: I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo, 2007.



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