Resumo:O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação constituiu novos paradigmas para a construção de mensagens. Este trabalho tem como objetivo compreender quais as implicações que estes novos referenciais trazem para a publicidade, que em nossa sociedade adquiriu imensa visibilidade e importância, e que mudanças ocorreram nas estratégias publicitárias no contexto da comunicação digital. Esta pesquisa descritiva usou como principais métodos a coleta de dados bibliográfica, fundamentando-se teoricamente nos autores, Lev Manovich, Gilles Lipovetsky, Guy Debord e Nicolas Riou. O trabalho permitiu um diagnóstico da publicidade atual sendo que os principais pontos foram: tendência das marcas criarem suas próprias mídias, instituindo um padrão cultural para o uso de seus produtos; passagem da comunicação de massa para a segmentação; uso de estratégias de cross media devido à mobilidade das mídias; e a tendência da publicidade de tornar-se cada vez menos identificável, controlando os sistemas de distribuição de mensagens, causando a sensação de liberdade de escolha ao consumidor.
Palavras-chave: publicidade; cultura digital; estratégias
CARNIELLO, Mônica Franchi. Estratégias publicitárias no contexto da comunicação digital: a vida patrocinada pelas marcas. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.
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