18 janeiro 2008

A mediação das mulheres na constituição das redes informais de comunicação

Resumo:
A tese A mediação das mulheres na constituição das redes informais de comunicação aborda a formulação de mediações pelas mulheres, através de seus discursos expressos e não expres-sos, e organizados na perspectiva dos grupos onde estão inseridas. Para tanto, foram observa-dos dois grupos de mulheres - o grupo de trabalhadoras da Cooperativa dos Trabalhadores no Calçado do Jardim Liberato/Boa Saúde Ltda, de Novo Hamburgo e o grupo de trabalhadoras do bairro Restinga, de Porto Alegre. As relações comunicacionais realizadas pelas mulheres dos dois grupos são elementos que, mesmo atravessados pelos processos midiáticos, presentes hoje na vida delas, se processam ao longo da sua história, e são pertencentes apenas a sua rea-lidade, sem serem representados pelos meios de comunicação, nos seus saberes cotidianos. Pressupondo-se que as atitudes e procedimentos adotados pelas mulheres normalmente são de contribuição para o desenvolvimento de outros processos de avanço daqueles grupos, inclusi-ve na sua organização familiar, pode-se entender que há nesses elementos o reforço de valores como confiança, solidariedade e melhora da auto-estima, num refazer permanente de saberes, que interferem na vida das comunidades onde estão. Assim, as redes informais de comunica-ção se constituem e se desfazem de acordo com os interesses temporariamente coletivos pre-sentes, com as mediações das mulheres. Mediações consideradas significativas para o estudo, sob o recorte dos conceitos de gênero, de trabalho, de etnia e de família. Os estudos das medi-ações e das redes de comunicação tratados por autores como Jesús Martín-Barbero, Nestor García Canclini, Eliseo Verón, Muniz Sodré, Maria Cristina Mata, Manuel Castells, Michel de Certeau, Octavio Ianni, Milton Santos, Maria Augusta Babo, Aníbal Ford, Niklas Luh-mann, Zigmund Bauman, Pierre Bourdieu, David Harvey, Michele e Armand Mattelart, To-más R. de Villasante, Efendy Maldonado, Euclides Mance, Carmen Diana Deere, Magdalena Leon, Cicília Maria K. Peruzzo, Alberto Melucci, Joan W. Scott, Michel Foucault, Muham-mad Yunus, Amartya Sen, Jurema Brites, Cláudia Fonseca, Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, entre outros do campo da Comunicação, da Sociologia, da Antropologia, da His-tória e da Economia, dão a sustentação teórica para a elaboração de novos argumentos sobre as redes informais de comunicação. Na metodologia, incluem-se os métodos da pesquisa-participante e da pesquisa-ação, para o trabalho de campo, e o método da análise do Discurso do Sujeito Coletivo, que se centrou em entrevistas e depoimentos das mulheres observadas, dos dois grupos.


Palavras-chave: comunicação de massa, mulher, comunicação social, organização social, participação social, comunicação comunitária, rede informal, cooperativa, trabalho, mídia, informal nets of communication, women, communication processes, communitarian communication, comunicação


RIBEIRO, Neusa Maria Bongiovanni. A mediação das mulheres na constituição das redes informais de comunicação. Tese (doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação. São Leopoldo, 2007.


Clique aqui para ver a íntegra do texto.

Nenhum comentário: