18 janeiro 2008

Fuga da invisibilidade: mutações semióticas na imagem publicitária

Resumo:
Sem dúvida, o valor alcançado pela imagem em diversos suportes midiáticos tem como uma de suas conseqüências a visibilidade como um bem social e cultural. No caso da publicidade externa, a compulsão pela visibilidade transformou as cidades em entulhos de imagens fragmentadas e repetitivas. Instauraram-se, com isso, a repulsa e a anestesia do olhar, gerando paradoxalmente a invisibilidade pelo excesso. O que pretendemos, neste artigo, é, primeiro, discutir os problemas acerca da invisibilidade da imagem no espaço urbano e, em seguida, analisar mutações semióticas que buscam a saída da invisibilidade. Para tanto, nos servimos do estudo de duas peças de outdoor que deslocam e rearticulam elementos ligados a textos mágicos e religiosos, e trazem novas implicações semióticas para o olhar na publicidade.


Palavras-chave: Publicidade; outdoor; semiótica; invisibilidade.


KLEIN, Alberto. Fuga da invisibilidade: mutações semióticas na imagem publicitária. In Comunicação, mídia e consumo. São Paulo Vol. 4 n. 9 p. 139-151 - mar. 2007


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