04 janeiro 2008

Blogs como ferramentas de gerenciamento da imagem das organizações

Resumo
O presente estudo volta-se para uma análise sobre a importância de as corporações entenderem e adaptarem-se ao fenômeno dos blogs, por ser essa uma realidade que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ignorar e por serem esses instrumentos significativos na percepção de riscos para a imagem das organizações.

Palavras-chave: Blogs, Crises, Imagem das Organizações.


Introdução
Cada vez mais, as organizações percebem o poder dos blogs sobre sua imagem no mercado, que podem se configurar tanto como uma oportunidade de relacionamento com seus públicos como uma grande ameaça para o seu negócio. Na medida em que os blogs se popularizam no país, aumentam os riscos de que seus autores se utilizem dessa ferramenta para beneficiar ou comprometer uma corporação. Frente a isso, o estudo proposto se torna pertinente pelo fato que os blogs se fazem presente na vida das empresas, estejam elas a par ou não do que se diz sobre elas neste canal. Assim, percebe-se a importância de se usar essa nova forma de comunicação a favor das organizações no sentido de monitorar essas ferramentas e ampliar a possibilidade de diálogo com seus públicos.

A demanda se deve ao fato de que o ambiente blog vem se consolidando como um local fértil para identificação e monitoramento do que as pessoas dizem e pensam sobre as organizações, seus produtos e/ou serviços. Assim, tem-se que o rastreamento desse espaço específico pode auxiliar numa atuação mais ágil, evitando que um boato, por exemplo, prejudique a imagem de uma empresa ou, ao menos, minimize os impactos causados pela informação lançada. É preciso, nesse sentido, capacitar especialistas que ‘garimpem’ informações das mais variadas naturezas sobre dados de interesse de determinada organização.

A presente investigação tem como principais propósitos: identificar os blogs como uma ferramenta que favorece a percepção de riscos para a imagem das organizações; conceituar percepção e análise de risco para a imagem das organizações; estabelecer relações entre esse conceito e as possibilidades representadas pelos blogs em crises de imagem nas organizações; apresentar casos de empresas que correram riscos para a imagem das organizações por meio de blogs; analisar o alcance e as limitações dos mecanismo de buscas por blogs e desenvolver um software que auxilie na verificação da probabilidade de risco oferecido pelos blogs.

Justificativa
Ainda que haja uma produção significativa de livros a respeito das diversas modalidades que podem ser empreendidas sobre comunicação digital, poucas publicações se ativeram aos blogs especificamente. Da mesma forma, nos congressos da área da comunicação1, os blogs aparecem como objeto de pesquisa, principalmente quando o tema tratado é redes sociais ou corporativas de um modo geral. Após pesquisa nos sites dos eventos em nos cd-rom de Anais de congressos e seminários, não foi encontrado nenhum artigo que se destinasse a pensar os blogs sob a ótica do gerenciamento da imagem das organizações.


CARVALHO, C. S. ; GOULART, R. V. ; MONTARDO, S. P. ; ROSA, H. A. . Blogs como ferramentas de gerenciamento da imagem das organizações. In: UNIrevista - Vol. 1, n° 3 : (julho 2006). Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Carvalho.PDF. Acesso em Janeiro de 2008.

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