21 março 2008

Relações Públicas e Midiatização: a busca estratégica de legitimidade

Resumo:
Ao conceber a midiatização como uma nova forma de atividade organizadora da interação social e idealizada como uma ambiência capaz de produzir sentidos, interações sociais, modos de ser e de organizar vínculos sociais, significa assumir uma nova postura diante da importância das Relações Públicas na era da sociedade midiatizada. Este ensaio busca no enfoque da complexidade, fundamentação teórica para pensar as Relações Públicas como uma prática social estratégica na medida em que ao transformar o modo de ser das organizações e da sociedade onde opera também sofre transformações. Tratar “Relações Públicas e Midiatização” é um desafio deste momento que se traduz por uma complexidade não mais centrada nos meios de comunicação, mas em novos artefatos orientados por uma lógica técnico-sócio-midiática.


Palavras-chave: comunicação estratégica, relações públicas, legitimação, comunicação midiática


FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan Fossá e KEGLER, Jaqueline Quincozes da Silva. Relações Públicas e Midiatização: a busca estratégica de legitimidade. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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As Relações Públicas e os blogs organizacionais

Resumo:
O artigo tem como objetivos discutir sobre o impacto [e interatividade] das novas tecnologias nas organizações, especialmente dos blogs e evidenciar as possibilidades de apropriação desse espaço [virtual/material], também pelas Relações Públicas, sob a ótica da comunicação organizacional. A discussão, por sua vez, é desenvolvida ancorada pelo método do Paradigma da Complexidade proposto por Edgar Morin .


Palavras-chave: Relações Públicas, Blogs, Novas Tecnologias, Comunicação Organizacional



SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. As Relações Públicas e os blogs organizacionais. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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Tendências da Pesquisa em Comunicação Organizacional: Apontamentos sobre Epistemologia, Teorias, Métodos e Processos

Resumo:
O trabalho pretende trazer à discussão as questões epistemológicas subjacentes ao campo da Comunicação Organizacional, a partir da análise dos diversos percursos teóricos e metodológicos e do levantamento das tendências de pesquisa na área. O estudo faz um paralelo entre a produção brasileira, mapeada a partir dos trabalhos apresentados no Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Intercom, de 2001 a 2006, e o estudo desenvolvido por Jones, Watson, Gardner e Gallois sobre a produção norte-americana, identificada principalmente nos trabalhos apresentados na Organizational Communication Division da International Communication Association. Nossa intenção é a de conhecer e estabelecer bases mais sólidas para dar suporte à investigação, à produção, à interpretação e ao ensino.


Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Epistemologia, Teorias, Métodos, Processos Comunicacionais



CURVELLO. João José Azevedo. Tendências da Pesquisa em Comunicação Organizacional: Apontamentos sobre Epistemologia, Teorias, Métodos e Processos. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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Games e Comunicação: o Second Life e o Advergame

Resumo:
Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o entretenimento e a comunicação, sobre a relação entre games e comunicação. A questão central é verificar o fenômeno “Second Life”, que vem sendo utilizado como canal de comunicação entre empresas e consumidores, através do “advergame”, estratégia de comunicação mercadológica que utiliza jogos, como ferramentas para divulgar e promover marcas e produtos do mundo real, em ambientes virtuais. Este estudo preliminar foi desenvolvido através de pesquisa documental e bibliográfica sobre entretenimento e games, tendo como fonte os meios impressos e eletrônicos, sobretudo a internet. A principal constatação é de que a utilização de games como ferramentas de comunicação, tem se mostrado uma maneira eficiente de desarmar os escudos psicológicos contra a publicidade, aproximação e interação dos consumidores com as marcas.


Palavras-chave: Advergame, Second Life, Entretenimento, Comunicação, Internet



CARDOZO, Missila Loures. Games e Comunicação: o Second Life e o Advergame. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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Gestão da Comunicação – Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania

Resumo:
Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania – é o título do último livro publicado pelos professores do Curso de Especialização em Gestão da Comunicação, da Escola de Comunicações e Artes, da USP. É nosso objetivo trazer para a Intercom - 2007 as discussões desenvolvidas neste trabalho, avaliando com profundidade e espírito crítico o chamado Terceiro Setor - formado por ações que se situam para além das esferas do Estado e da iniciativa privada e que recebem os diferentes designações de responsabilidade social, organizações não-governamentais, ações alternativas, nova cidadania, marketing social e marketing cultural. Esse tema, que preocupa especialmente os profissionais ligados à intervenção social – comunicadores, sociólogos, administradores, economistas e ambientalistas - tem desfiado os pesquisadores a precisar conceitos, numa tentativa de distinguir as novas formas de organização da sociedade, discutindo suas origens, princípios, equívocos e méritos.


Palavras-chave: Gestão da comunicação, terceiro setor, cidadania, responsabilidade social


COSTA, Maria Cristina Castilho (Coord.). Gestão da Comunicação – Terceiro Setor, Organizações Não-Governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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A utilização de escalas para pesquisa de fenômenos contemporâneos da Comunicação Organizacional

Resumo:
O presente artigo busca compreender a relação existente entre fenômenos contemporâneos da comunicação organizacional, mais especificamente a questão da informação, seu impacto nas organizações e as possibilidades de mensuração desta relação. Assim, apresenta-se o uso de escalas de mensuração, metodologicamente desenvolvidas com base em Churchill (1979) e Rossiter (2002), para o estudo da Inteligência Estratégica em uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar e caracterizar a utilização de metodologias estruturadas de processamento de informações nas principais indústrias moveleiras do Rio Grande do Sul e verificar a sua influência nos resultados dos processos estratégicos das empresas. A pesquisa se fundamenta em dois grandes eixos: a informação nas organizações da contemporaneidade e as metodologias de vigília e de inteligência.


Palavras-chave: comunicação organizacional, informação, vigília, estratégia, escalas



FACHINELLI, A. N.; RECH, J.; MATTIA, O. e GIACOMELLO, C. P. A Utilização de Escalas para Pesquisa de Fenômenos Contemporâneos da Comunicação Organizacional. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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Uma tipologia possível para análise da Comunicação Organizacional

Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo de mestrado, propondo uma tipologia que pudesse auxiliar as empresas na análise dos processos e estratégias comunicacionais, no intuito de mapear as características necessárias para a consolidação e o desenvolvimento de uma Comunicação Organizacional reconhecida como eficaz e de um ambiente democrático, flexível e orgânico.


Palavras-chave: Comunicação Organizacional; gestão e estratégia organizacional; tipologia


SABBATINI, Juliana Nogueira. Uma tipologia possível para análise da Comunicação Organizacional. ABRACORP: I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo, 2007.


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Política de Comunicação e gestão empresarial: a experiência da Embrapa

Resumo:
Desde a década de 1990, as organizações têm adotado a comunicação como instrumento estratégico. É uma trajetória que inicia com a redemocratização do País, passa por transformações dos setores público e privado e avança com as novas tecnologias e, cada vez maiores, exigências da sociedade por transparência, informação, responsabilidade social, ética e relacionamentos adequados. O presente trabalho objetiva apresentar uma síntese da experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa na construção de sua política de comunicação para ajudar a organização a qualificar sua ação neste novo ambiente. Busca apresentar também alguns exemplos dos mecanismos utilizados pela empresa para inserir estrategicamente a comunicação em sua Política Geral de Administração e incorporá-la em todas as instâncias da organização


Palavras-chave: comunicação organizacional, gestão, política de comunicação


SILVA, Heloiza Dias da e DUARTE, Jorge A. M.. Política de Comunicação e gestão empresarial: a experiência da Embrapa. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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A Comunicação Organizacional e a Formação da Opinião Pública

Resumo:
Este estudo aborda a Comunicação Organizacional, como estratégica, para a formação da Opinião Pública nas organizações. Compreende que a comunicação organizacional necessita considerar as experiências dos sujeitos, que interferem nos significados das informações emitidas e recebidas, pois, refletem comportamentos da vida em sociedade, reproduzindo-os dentro e fora da organização. Os referenciais teóricos, para a formação da opinião pública, são as concepções de Alex de Tocqueville e de Jürgen Habermas, apresentando as principais idéias dos autores. Após a análise, destaca-se, a importância das associações entre os diversos grupos como elemento fundamental para que o processo de formação da opinião pública aconteça. A opinião pública, enquanto fenômeno social, desenvolve-se a partir destas associações, sendo assimilada através das redes de comunicação.


Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Opinião Pública, Associações



CRUZ, Cassiana Maris Lima. A Comunicação Organizacional e a Formação da Opinião Pública. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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O evento como estratégia discursiva da marca: Comunicação organizacional e gêneros musicais na análise do Skol Beats

Resumo:
O artigo propõe a reflexão sobre as novas dinâmicas das marcas e suas estratégias discursivas. Neste sentido, percebe-se que os eventos passam a ser um relevante aparato dos discursos das marcas, gerando experiências do público-alvo com os produtos e inserindo os indivíduos numa lógica do lazer e do entretenimento permeada pelo marketing. Para dar conta da complexidade dos eventos culturais institucionais, propõese a interseção entre os conceitos acerca da comunicação organizacional e os gêneros musicais, visualizando as estratégias de posicionamentos de marcas. Toma-se como objeto de análise, o evento Skol Beats, festival de música eletrônica que acontece anualmente em São Paulo.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Gêneros Musicais; Marketing; Marca


SOARES, Thiago e PEREIRA, Semião Pedro. O evento como estratégia discursiva da marca: Comunicação organizacional e gêneros musicais na análise do Skol Beats. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom/Unisanta/Unisantos/Unimonte, 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. São Paulo: Intercom, 2007.



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17 março 2008

Confiabilidade, credibilidade e reputação: no jornalismo e na blogosfera

Resumo:
A emergência dos blogs como fontes de informação tem provocado mudanças profundas não apenas no mercado jornalístico, mas também nos processos de produção e difusão informativa. No momento em que pesquisas apontam para a perda de credibilidade da mídia convencional para os meios online, surgem também novos sistemas de reputação, buscando outras modalidades de aferição de qualidade aos serviços. Fração de uma pesquisa maior, este trabalho – apoiado em levantamento e revisão bibliográficos – identifica alguns elementos para a credibilidade dos blogs no jornalismo online, observando a zona de atrito entre o trabalho dos jornalistas profissionais e meios tradicionais, de um lado, e os blogueiros e redes sociais, de outro. Os resultados evidenciam a interpenetração dos dois universos, o diálogo tenso e a mútua influência entre blogueiros e jornalistas, num cenário em rápida transformação.


Palavras-chave: Credibilidade. Blogs. Webjornalismo. Sistemas de Reputação. Fontes.


CHRISTOFOLETTI, Rogerio; LAUX, Ana Paula. Confiabilidade, credibilidade e reputação no jornalismo e na blogosfera. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 31, no.1, jan-jun/2008.



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16 março 2008

Relações Públicas, função estratégica e responsabilidade social

Resumo:
Este artigo trata do papel das Relações Públicas como função estratégica e, em particular, de sua contribuição para o bom desempenho organizacional. Relações Públicas é uma função administrativa única que ajuda uma organização a interagir com os componentes sociais e políticos de seu ambiente. Estes componentes formam o ambiente institucional de uma organização, que consiste de públicos que afetam a habilidade de uma organização de alcançar seus objetivos e, estes, por sua vez, esperam que as organizações colaborem para a consecução de suas próprias metas. Se analisarmos por um viés pragmático, veremos que as organizações tem como uma de suas funções resolver problemas para a sociedade, mas por outro lado, elas também criam problemas para a sociedade. Portanto, as organizações não são livres unidades autônomas para gerar mais recursos ou para alcançar seus objetivos que se propõem a si mesmas. Elas têm relacionamentos com indivíduos e grupos que ajudam a estabelecer seus objetivos, definir o que a organização é e o que faz e, além disso os públicos podem afetar o sucesso de suas decisões estratégicas e comportamentos. O valor das Relações Públicas, entretanto, pode ser determinado pela medição da qualidade do relacionamentos que ela estabelece com seus com seus estratégicos componentes de seu ambiente institucional. Serão apresentados alguns resultados de pesquisa em organizações brasileiras (Ferrari,2000) que demonstram como ainda existe um grande caminho a ser percorrido, até que os executivos do país valorizem a atividade como uma função estratégica voltada para a implementação de ações comunicacionais. Para discutir a função estratégica das Relações Públicas , é necessário levar em consideração que essa atividade profissional moderna está intimamente relacionada com o contexto contemporâneo dos mercados, das organizações e da sociedade. Necessária se faz também uma observação atenta das mudanças que ocorrem nesse contexto e que afetam, de forma especial, as Relações Públicas, destacando-se entre elas: o crescimento das organizações, a rápida implementação das tecnologias de comunicação/informação, a globalização, a mudança da natureza do trabalho, a redução da classe trabalhadora e sua profissionalização, as novas posturas frente às questões ecológicas e os conflitos de toda natureza que se espalham pelo mundo.


Palavras-chave: Relações Públicas; função estratégica; responsabilidade social


FERRARI, Maria Aparecida. Relações Públicas, função estratégica e responsabilidade social. In: Revista de Estudos de Jornalismo e Relações Públicas. UMESP, São Bernardo do Campo. Vol 1, no. 1, junho de 2003.


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Comunicando com Relações Públicas – uma proposta de comunicação estratégica para o fortalecimento do comprometimento organizacional

Resumo:
O presente artigo sugere estratégias e políticas de relações públicas para o fortalecimento do comprometimento do quadro funcional da Emater/RS-Ascar Santa Maria com a organização. Com base em um estudo exploratóriodescritivo, a partir de uma análise quantitativa, qualitativa e comparativa entre as suas seis micro-regiões de atuação e seu escritório regional, apresenta-se uma proposta de atuação estratégica de relações públicas. Essa é feita a partir do comprometimento verificado na área em estudo, dos pontos de satisfação e insatisfação sobre o processo comunicativo existente, dos aspectos positivos e negativos referentes ao relacionamento interpessoal, integração entre empresa e empregado e da concepção acerca do trabalho realizado, além da motivação e do lazer sob a ótica dos funcionários.


Palavras-chave: comprometimento organizacional - comunicação interna, estratégias de Relações Públicas.



FOSSÁ, M. I. T. ; SOUZA, L. E. de . Comunicando com relações públicas - uma proposta de comunicação estratégica para o fortalecimento do comprometimento organizacional. In: ALAIC 2006 - VIII Congresso Latino-americano de Investigadores de la Comunicación, 2006, São Leopoldo/RS. Anais do ALAIC 2006. São Leopoldo/RS : Editora da UNISINOS, 2006.



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O planejamento estratégico de Marketing e o Plano de Negócios

Resumo:
A dinâmica das variáveis controláveis e incontroláveis que afetam as relações de troca entre as empresas com e sem fins lucrativos e seus respectivos mercados, sugere pela velocidade e constância de suas transformações, um monitoramento contínuo das ameaças e oportunidades daí resultantes. O presente estudo propõe uma consolidação de conceitos extraídos dos campos de estudo da Administração Estratégica e do Marketing, que poderão contribuir para o aperfeiçoamento das propostas de Plano de Negócios, reforçando seus vínculos com seus respectivos mercados, arena final do embate que premiará os vencedores com sua conquista e fidelização.


Palavras-chave: Planejamento Estratégico de Marketing, Estratégias Competitivas, Estratégias de Marketing.



SEITZ, Helgo Max. O planejamento estratégico de Marketing e o Plano de Negócios. In: eGesta - Revista Eletrônica de Gestão de Negócios - Mestrado em Gestão de Negócios - Universidade Católica de Santos. v. 1, n. 3, out.-dez./2005, p.91-126.



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O comportamento do consumidor – Fatores que influenciam em sua decisão de compra

Resumo:
Este trabalho objetiva apresentar o ato de consumo, onde são demonstrados os fatores que levam o consumidor a decidir pela compra. Para Kotler e Armastrons (1993), os fatores de influência na decisão de compra são: motivações, personalidade, percepções dos consumidores. Também não podemos deixar de destacar as variáveis, que são muito importantes no ato da compra: As Classes Sociais, as Variáveis Sociais, as Variáveis Econômicas e as Variáveis Culturais. Estas variáveis irão classificar o consumidor na sociedade.

Palavras-chave: Ato de consumo. Consumidores. Compra. Variáveis Sociais. Variáveis Econômicas. Variáveis Culturais. Classes Sociais.


RODRIGUES, Maria Aparecida e JUPI, Viviane da Silva. O comportamento do consumidor – Fatores que influenciam em sua decisão de compra. In: Revista de Administração Nobel, Nº 03, p. 59-70, jan./jun.2004.


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Processo estratégico de Marketing e o Plano de Marketing para o Agronegócio

Resumo:
Com a maior competição nos mercados e o cenário de oferta superior à demanda, cada vez mais as empresas lutam para melhorar sua posição relativa de mercado e diferenciar sua oferta de seus concorrentes. Nessas situações, o plano de marketing passa a ter uma importante função na definição e implementação de estratégias para as empresas do agronegócio, definindo os caminhos que deverão ser seguidos no longo prazo, bem como as atividades operacionais que garantam a execução das estratégias.


Palavras-chave: estratégia, plano de marketing e agronegócio.



NEVES, M. F.; CONSOLI, Matheus Alberto; LOPES, Frederico Fonseca; CONSOLI, M. H. . Processo Estratégico de Marketingo e Plano de Marketing para o Agronegócio. In: SOBER - XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural Dinâmicas Setoriais e Desenvolvimento Regional, 2004, Cuiabá-MT. SOBER - XLII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural Dinâmicas Setoriais e Desenvolvimento Regional, 2004.


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