24 fevereiro 2008

Auditoria da comunicação e a avaliação institucional: um [novo] desafio para a Universidade

Resumo:
A qualidade tem sido uma preocupação fundamental e constante da universidade. Recentemente com a implantação do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior define-se a construção de uma ‘cultura da qualidade’ no ensino superior. O texto objetiva discutir sobre os indicadores propostos pelo SINAES no que se refere à Comunicação com a Sociedade, pois se acredita que está sendo sugerida uma auditoria da comunicação para a Universidade.


Palavras-chave: auditoria da comunicação, universidade, avaliação institucional.



SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Auditoria da comunicação e a avaliação institucional: um [novo] desafio para a Universidade. In: UNIrevista - Vol. 1, n° 3, julho 2006.


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Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público

Resumo:
Apontamentos sobre comunicação no terceiro setor. O objetivo do texto é refletir sobre a comunicação neste segmento levando em conta a diversidade de atores que o compõem, além de discutir as especificidades acerca da classificação de públicos. Propõe-se diferenciar os processos comunicacionais a partir da comunicação dos poderes públicos com o terceiro setor, de empresas com o terceiro setor e a comunicação das próprias ONGs, movimentos sociais, associações comunitárias e similares. O estudo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que as classificações tradições de públicos não abrangem à realidade dos públicos no âmbito do terceiro setor e sugere-se sua abordagem a partir das seguintes categorias: beneficiários, colaboradores (quadro funcional), órgãos públicos, parceiros (reais e potenciais), mídia, aliados e opositores.


Palavras-chave: Terceiro Setor. Público. Comunicação nos Movimentos Sociais.


PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público. In: INTERCOM XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.


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Balanços Sociais: entre a promoção de marketing e a responsabilidade social

Resumo:
O texto apresenta uma análise dos Balanços Sociais (BSs) de nove organizações que atuam no Estado do Rio Grande do Sul. É resultado de uma pesquisa que, sob o Paradigma da Complexidade (Morin), refletiu sobre a noção de Balanço Social, suas implicações e, particularmente, sobre a significação que recebia no sistema sociocultural. Assim, aqui, realiza-se uma análise no sentido de compreender/explicar, a partir do discurso materializado nos BSs, em marcas de linguagem, se eles se caracterizam como “balanços” (sentido contábil) ou como peça de comunicação estratégica de marketing. Como principal resultado, afirma-se que os denominados BSs caracterizam-se por serem, fundamentalmente, demonstrativos das ações/investimentos realizados pelas organizações na área sociocultural e no meio ambiente.


Palavras-chave: comunicação; Balanço Social; responsabilidade social; marketing; discurso.


BALDISSERA, Rudimar. Balanços Sociais: entre a promoção de marketing e a responsabilidade social. In: INTERCOM XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.


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Consumo nas organizações: uma análise sobre as construções de sentido nas campanhas da Natura

Resumo:
Este artigo faz uma análise do discurso de três peças de comunicação da Natura com objetivo de flagar os implícitos e explícitos destes textos propondo uma relação entre os valores ali levantados e o imaginário da Sociedade de Consumo. Através da identificação de diferentes noções presentes nos textos (a de harmonia; neutralidade e cientificidade e pertencimento), este artigo explicita como os valores ali encontrados entram em consonância com a obsolescência programada, com a ilusão de liberdade e com as singularidades desta Sociedade de Consumo. Discute-se a centralidade das organizações e da Comunicação Organizacional na concepção da sociedade quando as mesmas constroem sentidos ao comunicarem seus produtos, ao administrarem pessoas, ao empregarem indivíduos, ao assumirem o lugar do Estado ao atuarem de forma socialmente responsável.


Palavras-chave: Análise do discurso; sociedade do consumo; comunicação organizacional; memória discursiva; construção de sentido.



ARAÚJO, Joana. Consumo nas organizações: uma análise sobre as construções de sentido nas campanhas da Natura. In: INTERCOM XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.


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La Motivación en la Empresa. Una Propuesta para la Intervención

Resumo:
La organización comunica en su ser y en su actuar. Toda comunicación hace, motiva. Esta motivación puede ser estratégicamente planificada. Proponemos una pauta para elaborar un diagnóstico motivacional, a través del estudio de la presencia o no de los "factores motivadores transversales" (autorrealización, variación, desafío, diversión, descanso, acceso a la información y el trato personalizado) en las cinco fuentes de motivación (el ideal, el entorno, los medios, la tarea y los resultados). Del mix de factores adecuado, surgirá el sentimiento de pertenencia: grado máximo de la motivación.

Palavras-chave: Motivación - Estrategia - Compromisso


CAMPO VEJA, María Mónica del. La Motivación en la Empresa. Una Propuesta para la Intervención. Producción Científica de lo GT 12 - Comunicación Organizacional y Relaciones Públicas da ALAIC - Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação.


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18 fevereiro 2008

Metodologias financeiras para avaliação de marcas

Resumo:
A gestão de marca ganhou atenção com negociações entre empresas a partir da década de 80, mostrando a importância da avaliação de bens intangíveis enquanto elementos geradores de valor para seus detentores. Atualmente é reconhecido que uma marca diferenciada pode garantir uma vantagem competitiva duradoura, apresentando, por vezes, valores superiores aos dos demais ativos fixos (tais como máquinas, instalações, terrenos e outros). Nesse sentido, o aprofundamento em questões que envolvam a evolução do conhecimento estabelecido acerca de sua avaliação, principalmente em relação aos métodos aplicados, é merecedor de atenção pelos interessados no tema. Este artigo ocupou-se então de realizar uma revisão acerca dos métodos usados por uma área (a financeira) que, se não interage diretamente com a de marketing, complementa seu trabalho ao estabelecer um valor monetário para um bem (ativo) intangível construído a partir dos seus esforços.


Palavras-chave: métodos, finanças, avaliação de marcas e brand equity


TRINTA, J. L.. Metodologias Financeiras para Avaliação de Marcas. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.



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O efeito das extensões de marca sobre a imagem da marca

Resumo:
Este artigo avalia os efeitos que uma estratégia de extensão de marca possui na imagem de marca. Analisa-se especificamente como as variáveis relacionadas à marca-mãe e à extensão (qualidade, similaridade das categorias, familiaridade e atitude dos clientes) influenciam a imagem de marca após a extensão. Analisou-se também a possível presença do efeito de diluição na imagem geral da marca, na imagem do produto e no interesse pela categoria original do produto, após a extensão da marca. Comparam-se os resultados de duas marcas em duas categorias distintas: uma de telefonia celular e outra de sandálias. A pesquisa empírica incluiu análise de dados secundários e fases qualitativa e quantitativa. Observou-se um efeito de diluição após a extensão na imagem da marca, e que os efeitos da estratégia de extensão foram independentes da categoria de produto estudada e do tipo de extensão realizada. São discutidas as implicações destes resultados para o marketing, além de sugestões para futuras pesquisas.


Palavras-chave: Extensão de Marca; Imagem da Marca; Diluição da Imagem


SERRÃO, P. N. e BOTELHO, D.. O efeito das extensões de marca sobre a imagem da marca. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.


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O retorno proporcionado para a marca com o patrocínio esportivo: o caso Rexona em Curitiba

Resumo:
A marca é um elemento que ganha destaque e relevância na gestão das organizações, e novas ferramentas de comunicação que visam a construção de marcas ganham espaço e a atenção dos gerentes e pesquisadores. O patrocínio é alvo de pesquisas em todo o mundo, mas recebeu pouca atenção no âmbito brasileiro. Este estudo procura acrescentar informações sobre a influência do patrocínio na geração de lembrança de marca e na intenção de compra de determinado produto da marca. O artigo enfoca o caso da marca Rexona, que patrocina uma equipe de voleibol feminino. Foram realizados dois levantamentos em Curitiba para analisar os efeitos do patrocínio na marca Rexona. Foi aplicado um questionário no ginásio onde acontecem os jogos e outro questionário junto à população de Curitiba. Os resultados apresentam comparações sobre as taxas de lembrança de marca e a intenção de compra dentro da arena onde ocorrem os jogos e junto à comunidade da cidade onde o patrocínio ocorre. A pesquisa traz conclusões pertinentes para os gerentes responsáveis pela comunicação de marcas e produtos, e serve de ponto de partida para futuros estudos sobre o tema.


Palavras-chave: Marketing, Marca, Comunicação de Marketing, Patrocínio Esportivo.


BUDOLLA, Marcello da Silva; MUNIZ, Karlan Muller e SOUZA, Alceu. O Retorno Proporcionado Para a Marca Com o Patrocínio Esportivo: o Caso Rexona em Curitiba. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.



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Estratégias publicitárias no contexto da comunicação digital: a vida patrocinada pelas marcas

Resumo:O desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação constituiu novos paradigmas para a construção de mensagens. Este trabalho tem como objetivo compreender quais as implicações que estes novos referenciais trazem para a publicidade, que em nossa sociedade adquiriu imensa visibilidade e importância, e que mudanças ocorreram nas estratégias publicitárias no contexto da comunicação digital. Esta pesquisa descritiva usou como principais métodos a coleta de dados bibliográfica, fundamentando-se teoricamente nos autores, Lev Manovich, Gilles Lipovetsky, Guy Debord e Nicolas Riou. O trabalho permitiu um diagnóstico da publicidade atual sendo que os principais pontos foram: tendência das marcas criarem suas próprias mídias, instituindo um padrão cultural para o uso de seus produtos; passagem da comunicação de massa para a segmentação; uso de estratégias de cross media devido à mobilidade das mídias; e a tendência da publicidade de tornar-se cada vez menos identificável, controlando os sistemas de distribuição de mensagens, causando a sensação de liberdade de escolha ao consumidor.


Palavras-chave: publicidade; cultura digital; estratégias


CARNIELLO, Mônica Franchi. Estratégias publicitárias no contexto da comunicação digital: a vida patrocinada pelas marcas. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação de Marketing. FGV, São Paulo, setembro de 2005.



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17 fevereiro 2008

Constituição teórica do campo da comunicação organizacional – uma contribuição da realidade empírica

Resumo:
Este trabalho apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada junto a vinte organizações públicas e privadas na cidade de Belo Horizonte (MG), acerca de suas estruturas e processos comunicacionais. Interessa aqui discutir, particularmente, os aspectos ligados ao planejamento da comunicação nessas organizações, incluindo a forma como é realizado, seu processo de efetivação e também a mensuração de seus resultados. Os dados apontam para algumas contradições e inadequações entre a realidade observada na práxis organizacional e os pressupostos teóricos do planejamento da comunicação, o que incita questionamentos e reflexões e, o mais importante, contribui para possíveis avanços teórico-conceituais no campo de estudos da comunicação organizacional.


Palavras-chave: comunicação organizacional; planejamento; mensuração; pesquisa empírica; construção teórica.


SOARES, Ana Thereza Nogueira. Constituição teórica do campo da comunicação organizacional – uma contribuição da realidade empírica. In ABRACORP: I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo, 2007.



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A dinamização da Comunicação Interna via Intranet: instrumentos e objetivos

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo verificar em que medida os instrumentos disponibilizados nas intranets têm se constituído eficientes meios de comunicação interna no que diz respeito aos objetivos para os quais foram criados. Para tanto, este artigo aborda a comunicação interna, a intranet como veículo de comunicação e demonstra, por meio de estudos de caso, quais são os instrumentos presentes nas redes internas de uma empresa privada do ramo industrial e outra do ramo de serviços e, conseqüentemente, os resultados alcançados com a disponibilização de tais instrumentos.


Palavras-chave: Intranet; comunicação interna; relações-públicas


PALMERSTON, Virgínia Borges; PEREIRA, Natália Mara Araújo; CAMPOS, Ricardo Luis Oliveira Rocha; DANIELI, Rúbia. A dinamização da Comunicação Interna via Intranet: instrumentos e objetivos. In XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.


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Motivação: uma viagem ao centro do conceito

Resumo:
Muitos executivos ainda acreditam que é possível gerar motivação condicionando os comportamentos por meio de prêmios e punições. Mas a verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos. Não há fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja. O líder não pode motivar seus liderados. Sua eficácia depende de sua competência em liberar a motivação que os liderados já trazem dentro de si.


Palavras-chaves: Motivação, processo motivacional


BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação: uma viagem ao centro do conceito. In RAE Executivo, Vol.1, Nº2, Nov. 2002 a Jan. 2003.


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16 fevereiro 2008

Satisfação do cliente: um confronto entre a teoria, o discurso e a prática

Resumo:
Trabalhando com Marketing desde 1980 e acreditando firmemente em seu princípio maior, que é a satisfação dos clientes, começa-se a perceber, após alguns anos de experiência, uma certa dessintonia entre a teoria, o discurso e a prática, que começa com as confusões naturais que se fazem em nome do Marketing, que não raras vezes, é visto como sinônimo apenas de propaganda ou de vendas. Para um profissional com mais de 20 anos de experiência, que acredita firmemente no princípio comum que norteia Marketing e Qualidade Total, muitas situações vividas na prática, incomodam e são frutos de constantes questionamentos.


Palavras-chaves: Marketing de serviço, gestão de serviços, pesquisa mercadológica.


DANTAS, Edmundo Brandão. Satisfação do cliente: um confronto entre a teoria, o discurso e a prática. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Outubro de 2001.



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Uma avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores

Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar como as 500 maiores empresas S.A. não-financeiras do Brasil estão divulgando informações de caráter sócio-ambiental de forma organizada. O estudo coletou os balanços sociais publicados pelas empresas deste grupo, olhando de que forma publicam estes balanços e quanto de recursos disponibilizam para determinados setores sócio-ambientais. A pesquisa foi feita em face da literatura acadêmica sobre o tema e de outros estudos feitos no Brasil e no mundo. Os seguintes dados foram agregados: contribuições totais à sociedade incluindo impostos e encargos sociais, investimentos em projetos sociais externos, investimentos em meio ambiente e participação dos empregados nos resultados da empresa. Os resultados mostram que quanto maior a empresa mais se publica balanços sociais. Vê-se também que as maiores empresas brasileiras divulgam balanços sociais em número similar às maiores empresas internacionais. As empresas que mais publicam estão nos setores de atividades com alguns dos maiores impactos sociais e ambientais, como petróleo, e eletricidade e gás. Em termos de conteúdo, verificou-se que falta consistência na definição de alguns termos e qualidade de algumas informações. Conclui-se que os balanços sociais devem passar por um processo de normatização voluntária para que não percam legitimidade.


Palavras-Chave: Balanço social, responsabilidade social corporativa, transparência, gestão social, gestão ambiental.


OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Uma avaliação dos Balanços Sociais das 500 Maiores. In RAE Electrônica. v. 4, n. 1, Art. 2, jan./jul. 2005.


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A criação de valor através de estratégias de Marketing nas pequenas empresas

Resumo:
Face à necessidade de reconfiguração das empresas, gerada pelas transformações tecnológicas e pela velocidade da globalização, uma tendência mundial se faz sentir: o esvaziamento de postos de trabalho no setor industrial e um considerável aumento no setor de serviços. Essa realidade pressupõe a criação de várias empresas, na sua maioria, de pequeno porte, o que dá especial importância a esse estudo, pois aliado a criação de novas empresas, o seu índice de mortalidade extremamente alto indica um problema a ser investigado. Portanto, a presente pesquisa procura sugerir estratégias de marketing agregadoras de valor como fatores solucionadores desse problema como caminho possível para a manutenção e o desenvolvimento das pequenas empresas. Criou-se, então, um modelo para a aplicação de estratégias de marketing específico para empresas de pequeno porte. O modelo desenvolvido nesta dissertação parte de uma revisão crítica da bibliografia referente às especificidades das pequenas empresas, como também das práticas de marketing, e busca correlacioná-las, estabelecendo parâmetros internos para sua aplicação e determinando quais as condições para o uso do marketing nas pequenas empresas, quais as estratégias compatíveis e quais as mudanças necessárias à sua prática.


Palavras-chaves: Estratégias de marketing, pequenas empresas, criação de valor


RANK, Sueli Maria Weiss. A criação de valor através de estratégias de Marketing nas pequenas empresas. Dissertação (mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Novembro de 2001.



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Espiritualidade nas organizações e comprometimento organizacional

Resumo:
A espiritualidade nas organizações está representada nas oportunidades para realizar trabalho com significado, no contexto de uma comunidade, com um sentido de alegria e de respeito pela vida interior. A literatura sobre o tópico é prolixa, mas a evidência empírica é ainda escassa. Neste artigo, procuramos contribuir para mitigar essa escassez. Mostramos como cinco dimensões de espiritualidade nas organizações (sentido de comunidade; alinhamento do indivíduo com os valores da organização; sentido de préstimo à comunidade; alegria no trabalho; oportunidades para a vida interior) explicam o comprometimento organizacional. A amostra abrange 361 indivíduos de 154 organizações. As dimensões de espiritualidade explicam 48%, 16% e 7% de variância, respectivamente, do comprometimento afetivo, do normativo e do instrumental. Os resultados sugerem que as pessoas denotam mais elevados laços afetivo e normativo, e mais fraco laço instrumental, quando experimentam mais forte sentido de espiritualidade no trabalho.


Palavras-Chave: Comprometimento afetivo, comprometimento normativo, comprometimento instrumental, espiritualidade nas organizações, trabalho com significado.


REGO, Armênio; CUNHA, Miguel Pina e; SOUTO, Solange. Espiritualidade nas organizações e comprometimento organizacional. In RAE Eletrônica, v. 6, n. 2, Art. 12, jul./dez. 2007



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Responsabilidade Social: Ideologia, poder e discurso na lógica empresarial

Resumo:
O objetivo do artigo é identificar como uma empresa multinacional de papel e celulose desenvolve programas sociais em uma região compreendida por 47 municípios no estado de Minas Gerais. A escolha da empresa X foi definida pela sua importância na indústria mineira, bem como pelo destaque dado aos programas sociais da empresa no meio empresarial, que vivencia iniciativas centralizadas de incentivo ao voluntariado. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a concepção da responsabilidade social empresarial e uma pesquisa de campo qualitativa com agentes sociais na região de atuação da empresa. A metodologia empregada na pesquisa foi construída por meio de um conjunto de entrevistas semi-estruturadas, utilizando a análise do discurso como técnica para pontuação das conclusões do trabalho. Os resultados demonstram que a prática da responsabilidade social se situa num contexto mais significativo que o mero discurso empresarial.


Palavras-Chave: Poder, responsabilidade social, cidadania corporativa, responsividade social.


CARRIERI, Alexandre de Pádua; BITTENCOURT, Epaminondas. Responsabilidade Social: Ideologia, poder e discurso na lógica empresarial. In RAE - Revista de Administração de Empresas, VOL. 45, Edição Especial Minas Gerais. Nov./Dez. 2005.


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Importância da Responsabilidade Social para implementação do Marketing Social nas organizações

Resumo:
Muitas vezes as organizações confundem o marketing social com filantropia, ou seja, amor à humanidade, pois o atendimento à área social, no passado, era feito por senhoras da sociedade que, realizando obras sociais, exercitavam sua vocação filantrópica. Hoje, a gerência por intenções já não encontra mais espaço no mercado. Com o crescimento do Terceiro Setor - tanto em volume de recursos financeiros quanto em relevância social e política e sua conseqüente profissionalização, as modernas técnicas de gestão dos negócios foram, pouco a pouco, incorporadas à área social. A sociedade também espera e cobra resultados concretos efetivos - capazes de transformar pessoas carentes em cidadãos que exercitam seus direitos fundamentais. O marketing social com base na responsabilidade social, pode chegar a construir a longo prazo um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas. Hoje em dia existem conhecimento e técnicas para organizar e colocar em prática programas efetivos de mudança social em qualquer área de assunto social, tanto local como nacional. Originar a mudança social que melhore a vida é um desafio das campanhas sociais e o objetivo do marketing social.


Palavras-chaves: responsabilidade social, marketing social, terceiro setor.


KARKOTLI, Gilson Rihan. Importância da Responsabilidade Social para implementação do Marketing Social nas organizações. Dissertação (mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Março de 2002.



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Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor

Resumo:
No contexto brasileiro, observa-se crescente interesse das empresas quanto a assumir postura de responsabilidade social corporativa. Neste sentido, o entendimento do comportamento do consumidor, desde o que pensa sobre o assunto até que influência este exerce sobre suas decisões de compra, é de grande valia para decisões estratégicas de marketing. O objetivo deste estudo, de caráter exploratório, é ampliar o nível de conhecimento a respeito das reações de consumidores brasileiros à postura de responsabilidade social das empresas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo método escolhido foi a entrevista semi-estruturada, visando a aprofundamento do tema junto a cada consumidor pesquisado. Os resultados encontrados apontam uma visão estreita da responsabilidade social corporativa, priorizando um ou dois aspectos na tentativa de definição do termo. Os aspectos mencionados se referem principalmente à resolução de problemas básicos do país, tais como saúde e educação, e a obrigações legais da empresa, como falar a verdade para seus consumidores. No que se refere à influência deste tema nas decisões de compra, os resultados apontam uma maior importância da informação negativa a respeito da atitude da empresa perante a sociedade.


Palavras-chaves: responsabilidade social; comportamento do consumidor; pesquisa qualitativa.


SERPA, Daniela Abrantes Ferreira; FORNEAU, Lucelena Ferreira. Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. In Revista de Administração Conteporânea. vol.11 n.3, Curitiba July/Sept. 2007.


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Marketing de Ação Social e percepção de valor: do plano tático para o estratégico

Resumo:
O atendimento das necessidades dos clientes, em voga há quase três décadas, vem se mostrando insuficiente em um ambiente de iguais. A simples satisfação funcional com produtos e serviços oferecidos não é mais capaz de garantir a fidelização, e nem sequer a preferência dos consumidores, portadores de um nível cada vez mais refinado de exigências diante de tantas ofertas. A qualidade no processo, que tornou-se uma obrigação, um elemento qualificador, e não mais um diferencial, vem sendo conjugada com a qualidade nos relacionamentos. A identidade e cumplicidade entre consumidor e marcas, agora dá-se em nível espiritual, conforme indica a denominada "terceira onda" na formação de marcas e na comunicação. Neste contexto, o marketing para causas sociais, se praticado dentro dos padrões éticos de obediência aos princípios de solidariedade, pode apresentar-se como um caminho adequado para atender, simultaneamente, interesses das empresas, desejos dos clientes, motivação para os funcionários, com o reconhecimento de valor pela sociedade. Dentro desta perspectiva, este trabalho de tese apresenta a base conceitual da vertente do marketing denominada “criação de valor para clientes”, relacionando-a com o marketing para causas sociais; expõe os dados obtidos em pesquisa com consumidores da região da Grande Florianópolis e oferece contribuições para as empresas que estejam dispostas a adotar a prática de ações sociais entre as suas atividades habituais.


Palavras-chaves: Marketing Social, Marketing, Ação Social.


INKOTTE, Alexandre Luz. Marketing de Ação Social e percepção de valor: do plano tático para o estratégico. Tese (doutorado) UFSC - Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2003.


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Surpresa e a formação da satisfação do consumidor

Resumo:
O artigo apresenta o teste de um novo modelo, teoricamente lastreado, da influência das surpresas positiva e negativa no processo de formação da satisfação. Os resultados de uma pesquisa survey demonstram uma influência negativa da surpresa negativa na satisfação, totalmente mediada pelo afeto negativo, e uma influência positiva da surpresa positiva na satisfação, totalmente mediada pelo afeto positivo. O artigo contribui para o entendimento das principais emoções que determinam a satisfação, com foco na surpresa, que pode ter valência tanto positiva quanto negativa.


Palavras-chave: Marketing, comportamento do consumidor, satisfação, emoções, surpresa.


LARÁN, Juliano A. e ROSSI, Carlos Alberto Vargas Rossi. Surpresa e a formação da satisfação do consumidor. In RAE Electrônica. vol.5 no.1 São Paulo Jan./Jun. 2006.


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Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos

Resumo:
O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não-aplicabilidade de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional. Neste artigo, analisamos fundamentos teóricos da comunicação de Habermas e de Cohn e, principalmente, algumas contribuições do teórico da complexidade, Dominique Genelot, para o embasamento da comunicação organizacional como um elemento estratégico na realização dos objetivos e da intencionalidade das organizações, na tentativa de superar os limites dos enfoques reducionistas do conceito tradicional de comunicação empresarial, influenciado principalmente pela visão instrumental da comunicação sustentada pela teoria da informação e pelos corpora teóricos que se inspiraram em tal conceito e que com base nele se desenvolveram.


Palavras-chave: comunicação empresarial; comunicação organizacional; fundamentos teóricos.


CARSOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. In Revista de Administração Pública vol.40 n.6, Rio de Janeiro Nov./Dec. 2006.


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15 fevereiro 2008

Uma revisão crítica sobre o uso de diferentes conceitos de Valor no Marketing

Resumo:
Nos últimos anos o tema valor tem sido cada vez mais investigado pela academia brasileira de marketing. Contudo observamos que a utilização do termo pode trazer consigo mais sombras que luzes em sua aplicação, tendo em vista que sua definição na literatura da área não apresenta consenso em torno de um único conceito. Assim, chegamos a duas hipóteses acerca deste problema: 1) a de que existam trabalhos acadêmicos utilizando-se de mais de um dos conceitos de valor para se referirem a apenas um deles; e 2) que existam trabalhos acadêmicos se utilizando da definição de um para se referir a outro. Desta forma, o presente estudo se caracteriza como revisão crítica com base lingüístico-filosófica sob uma perspectiva pragmática. O procedimento metodológico adotado foi o de desk research, baseado na construção de um corpus de pesquisa composto pelo conjunto de artigos de Marketing publicados nos últimos cinco anos de Encontros da ANPAD, com análise documental dos artigos selecionados. Nossos achados confirmam nossas hipóteses em relação a estudos que se utilizam do conceito de valor para o cliente como construto.


Palavras Chave: conceito de valor; revisão crítica; desk research; pragmática.


MELLO, Sérgio Carvalho Benício de e SOUZA LEÃO, André Luiz Maranhão de. Uma Revisão Crítica sobre o Uso de Diferentes Conceitos de Valor no Marketing. In RAC Eletrônica. São Paulo, Vol 02 - Número 01 Data Jan, Fev, Mar e Abr, 2008.


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Marketing na Internet e Comportamento do Consumidor: Investigando a Dicotomia Hedonismo vs. Utilitarismo na WWW

Resumo:
O surpreendente crescimento do número de usuários da World Wide Web e do comércio eletrônico vem despertando o interesse pela Internet por parte de pesquisadores de marketing. O presente trabalho objetiva estudar o comportamento do consumidor em atividades de navegação na Web, baseando-se no modelo Processo de Procura de Varejo pelo Consumidor (CRSP), desenvolvido por Titus e Everett (1995). Mais especificamente, a presente investigação busca verificar se os benefícios derivados da navegação na Web apresentam uma dicotomia observada em ambientes tradicionais de marketing como varejo e televisão e representada por: hedonismo (uma dimensão relacionada a divertimento, espontaneidade, e busca de experiências multissensoriais) vs. utilitarismo (uma dimensão relacionada a algum tipo de busca consciente com conseqüência intencionada). A validação das escalas de benefícios hedônicos e utilitários, desenvolvidas por Babin, Darden e Griffin (1994), permitiu concluir que benefícios hedônicos e utilitários também podem ser derivados do uso da Web.


Palavras-chaves: internet; marketing; comércio eletrônico; hedonismo; utilitarismo.


GERTNER, David e DIAZ, Andrea Narholz. Marketing na Internet e Comportamento do Consumidor: Investigando a Dicotomia Hedonismo vs. Utilitarismo na WWW. In RAC - Revista de Administração Contemporânea. São Paulo, Vol 03 - Número 03 Data Set, Out, Nov e Dez, 1999.


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Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: um Estudo da Escolha da Marca pelo Consumidor

Resumo:
Este artigo empírico usa dados escaneados em painel de domicílios para estimar e analisar a elasticidade-preço da escolha da marca em dois grupos de clientes: os leais e os não leais à marca de uma categoria de bem de consumo. O objetivo principal é verificar diferenças de sensibilidade ao preço entre os grupos de consumidores na escolha da marca. O método usado para a análise dos dados é o da Máxima Verossimilhança, com a abordagem da maximização da utilidade, empregandose o modelo logit misto, com dois tipos de vetores de parâmetros: o de características dos domicílios e o de atributos das marcas. Os resultados indicam que a diferença de sensibilidade ao preço entre os consumidores varia de acordo com as marcas. Com isto, conclui-se que profissionais de marketing podem tomar decisões mais efetivas de apreçamento levando em conta as características dos domicílios e os atributos das marcas. Considerando que a disponibilidade de dados escaneados no Brasil aumentou consideravelmente desde o início da década de 1990, esta ferramenta de análise pode ser útil ao setor varejista brasileiro.


Palavras-chave: elasticidade-preço; modelo logit; dados escaneados; escolha do consumidor


BOTELHO, Delane e URDAN, André Torres. Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: um Estudo da Escolha da Marca pelo Consumidor. In RAC - Revista de Administração Contemporânea. São Paulo, Vol 09 - Número 04 Data Out, Nov e Dez, 2005.



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Movimentos sociais e interação comunicativa: A formação da comunicação sem sujeito

Resumo:
Este artigo discute o papel dos movimentos sociais no processo de construção de reivindicações amplas e publicamente consistentes. Com base nas noções de deliberação pública e de comunicação sem sujeito, procura-se evidenciar a importância de atores coletivos como catalisadores de interações, capazes de inserir sujeitos em redes discursivas formadas pelo cruzamento de múltiplos âmbitos interacionais. É na interseção dessas instâncias relacionais que a coletividade constrói suas questões e demandas, politizando os problemas vivenciados cotidianamente. Para ilustrar as discussões conceituais, recorre-se ao Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), apresentando algumas falas proferidas por seus membros em diferentes âmbitos interacionais.


Palavras-chave: Movimentos sociais, Deliberação Pública, Hanseníase


MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Movimentos sociais e interação comunicativa: A formação da comunicação sem sujeito. In Contemporanea, Vol.4 • nº1 p.73-98, Junho 2006.



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O lugar do jornalismo na comunicação

Resumo:
Reflexão sobre a especificidade do jornalismo como objeto de ensino e pesquisa na área da comunicação. Parte-se da tradição americana dos estudos de comunicação de massa, passando pela influência do pensamento francês na construção teórica das ciências da informação e da comunicação até o que já se pode considerar como o início da consolidação do campo acadêmico nos estudos de jornalismo no Brasil. Os dados utilizados foram extraídos de trabalhos recentes, realizados por membros da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e apresentados nos últimos congressos da área.


Palavras-chave: comunicação, informação, jornalismo.


ADGHIRNI, Zélia Leal. O lugar do jornalismo na comunicação. In Líbero - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, Ano IX - nº 17 - Jun 2006.


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Comunicação e incomunicação: aproximação complexo-compreensiva à questão

Resumo:
A centralidade da comunicação e o otimismo nos ambientes das novas tecnologias arriscam relegar à insignificância a existência e o vigor crescente da incomunicação na contemporaneidade. O modelo racionalizante e reducionista de pensamento, gerador de incompreensão e de incomunicação, abre espaço, na reflexão, para a idéia de um pensamento de tipo complexo-compreensivo, dialógico, instaurador de uma nova ética em comunicação.


Palavras-chave: comunicação, jornalismo, epistemologia da comunicação.


KUNSCH, Dimas A.. Comunicação e incomunicação: aproximação complexo-compreensiva à questão. In Líbero - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, Ano X - nº 19 - Jun 2007.


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Comunicação digital, redes virais e espectro aberto

Resumo:
Mudanças promovidas pela intensa digitalização dos bens simbólicos, com ampliação das práticas de colaboração e compartilhamento em rede e efeitos sobre os modelos tradicionais de propriedade intelectual. O processo de digitalização, articulado com a ampliação da comunicação sem fio, a expansão do universo da mobilidade e a emergência de rádios inteligentes, viabiliza a formação de redes virais, a transformação do computador em máquina de “telecomunicar”, questionando formas de ocupação do espectro radioelétrico baseadas em tecnologias do início do século XX. Possibilidades do espectro aberto e suas consequências para a desconcentração do poder comunicacional.


Palavras-chave: comunicação digital, redes virais, espectro aberto.


SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Comunicação digital, redes virais e espectro aberto. In Líbero - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, Ano X - nº 19 - Jun 2007


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